segunda-feira, 7 de julho de 2008

O AMOR EM QUESTÃO...

"O Banquete" de Platão. (428/27 – 347 a.C.). Trata-se de um banquete durante o qual alguns antigos atenienses tentam explicar o porquê do amor exercer tanto poder sobre a humanidade. Sócrates (outro convidado), expôs uma teoria que ficaria conhecida como: "Amor platónico". Desta forma, passamos a entender que a atração física não é uma forma pura e nobre para Sócrates. Se a nossa atração por um corpo em particular diminui, passamos a amar a beleza em sua amplitude. A beleza só se torna valiosa quando a enxergamos com os olhos do coração.

__Uhhh... Até eu fiquei emocionada. Snif... Snif...

PS. Se Sócrates estivesse vivendo no tempo deste século, ele iria descobrir que ninguém ama ninguém, só a si mesmo. Acho que ele morreria por asfixia. Eu fico triste, ser amado é tão bom.
Brincadeirinha... eu também amo o meu amor.

Fazer o quê? O jeito é filosofar a filosofia.

Nick.

3 comentários:

Eva disse...

Aplausos para escritora. Belas palavras, poética leitura.

Sempre li o livro, que amo, certa que o amor humano não passava de uma satisfação pessoal e egoista. Sua descrição despertou em mim o desejo de ler novamente o livro e buscar, com outro olhar, as palavras do velho sábio.

Canephora disse...

Não sei se vais, nem quando vais ler estas palavras...
Também não me tenho dedicado aos meus blogs... sem tempo, sem vontade...
Mas gostava das nossas trocas e tenho saudade... acho que podes sempre mudar ou criar um blog em que te sintas à vontade para escrever de tudo... assim não te vão faltar palavras e poderemos sempre matar saudades das nossas trocas de ideias.

Um beijo

Nick. disse...

Canephora,

Vê se volta logo. Estou com saudades. Amava as nossas trocas de ideias. Snif... Snif...

Redecorei o clube Todo, agora eu também vou usar Nick.

Beijinhos.